REDE DE PESQUISA SOBRE ARTE E HISTÓRIA DAS RELÍQUIAS CRISTÃS IBÉRICAS
1- Discutir através das fontes hagiográficas, cronísticas e imagéticas a construção do culto às relíquias e relicários na Idade Média, especialmente seus usos políticos e devocionais.
2- Ser um espaço acadêmico de aproximação entre as instituições envolvidas, ampliando os horizontes de pesquisa entre as universidades participantes;
3- Promover o intercâmbio de ideias entre pesquisadores e estudantes das diferentes instituições, através de debates e publicações conjuntas.
Mais informações no site: https://redepesquisarelicario.com.br/
Publicação da coordenadora do Sacralidades Medievais, Dra. Renata Cristina de Sousa Nascimento, que discute a temática sobre as emoções, devoções e culto às relíquias cristãs.
Resumo - O Caminho de Santiago, de origem medieval, é uma das rotas peregrinatórias mais importantes do cristianismo. Considerado como o primeiro itinerário cultural da Europa vários caminhos foram traçados com o objetivo de conduzir o caminhante/ peregrino até as relíquias do apóstolo na Galícia. O fenômeno jacobeu é constantemente revivido e atualizado. No Brasil o surgimento de diversas associações de amigos do caminho, a produção acadêmica e literária, servem de inspiração e modelo para rotas religiosas, como o Caminho Religioso da Estrada Real. Desde 2017 na cidade de Florianópolis (Santa Catarina), é possível vivenciar a experiência inicial do caminho, sendo o roteiro oficialmente reconhecido e chancelado pela Catedral de Compostela.
Objetivos:
1. Discutir a importância e reverberação do culto à Santiago na vivência religiosa e artística brasileira.
2. Pesquisar sobre a criação do Caminho Brasileiro de Santiago, como parte integrante do turismo religioso nacional.
3. Fazer um levantamento de toda produção acadêmica brasileira que envolvam o tema Santiago de Compostela (Áreas de História e Ciências da Religião).
4. Analisar a vivência da peregrinação atual à Compostela, como veículo de disseminação de uma experiência cultural medieval.
5. Produzir um inventário de todas as associações ligadas ao Caminho de Santiago no Brasil.
6. Divulgar o Caminho de Compostela dentro do âmbito de uma História Pública.
***
La Popularización del Camino de Santiago en Brasil: El Fenómeno Jacobeo como Permanencia
Resumen – El Camino de Santiago, de origen medieval, es una de las rutas peregrinatorias más importantes del Cristianismo. Considerado como el primer itinerario cultural de Europa, varios caminos fueron trazados con el objetivo de conducir al caminante/peregrino hasta las reliquias del Apóstol en Galicia. El fenómeno jacobeo es constantemente revivido y actualizado. En Brasil, el surgimiento de diversas asociaciones de amigos del Camino, la producción académica y literaria, sirven de inspiración y modelo para rutas religiosas, como el Camino Religioso de la Estrada Real. Desde 2017, en la ciudad de Florianópolis (Santa Catarina), es posible vivenciar la experiencia inicial del camino, siendo el itinerario oficialmente reconocido y sellado por la Catedral de Compostela.
Objetivos:
1. Discutir la importancia y reverberación del culto a Santiago en la vivencia religiosa y artística brasileña.
2. Pesquisar sobre la creación del Camino Brasileño de Santiago como parte integrante del turismo religioso nacional.
3. Hacer un levantamiento de toda la producción académica brasileña que envuelva al tema Santiago de Compostela (Áreas de Historia y Ciencias de la Religión).
4. Analizar la vivencia de la peregrinación actual a Compostela como vehículo de diseminación de una experiencia cultural medieval.
5. Producir un inventario de todas las asociaciones ligadas al Camino de Santiago en Brasil.
6. Divulgar el Camino de Compostela dentro del ámbito de una Historia Pública.
Evento presencial a ser realizado no Instituto de História da UFRJ.
Em breve mais informações.
Estudos de 2022/1 - "Em busca do Tempo Sagrado" (Jacques Le Goff)
Estudos de 2023/1 - Narrar o Sagrado: Relatos de Viajantes e Peregrinos.
Medievalismos em Rede foi uma proposta pioneira no I Congresso Internacional do Sacralidades Medievais, como uma iniciativa que visou realizar uma mostra dos diversos grupos/laboratórios de estudos medievais das universidades brasileiras.
Ao todo, em setembro de 2022, participaram 10 (dez) grupos: Gradalis (UFPB), LEME (UNIFESP, UFG), Meridianum (UFSC), NEMED (UFPR), Virtú (UFSM), Medioevum (UnB), PEM (UFRJ, UERJ), Vivarium (UFMT), Sacralidades Medievais (PUC Goiás, UFG).
No dia 06 de abril de 2023 a equipe do Sacralidades Medievais esteve na cidade de Goiás (antiga capital do estado de Goiás), para acompanhar e realizar uma pesquisa de campo sobre a tradicional "Procissão do Fogaréu".
Os estudos resultados dessa pesquisa serão publicados em uma edição especial a ser disponibilizada em maio.
O Sacralidades Medievais também possui um canal no Youtube, no qual eventualmente realizamos algumas transmissões ao vivo. Aproveite e se inscreva!
Palestra 2
Dr. Ariel Guiance (Universidade Nacional de Córdoba - Argentina/Conicet) Coordenação: Dra. Andréia Lopes Frazão (UFRJ)
I Congresso Internacional e
II Encontro do Grupo de Pesquisa Sacralidades Medievais
Realizou-se nos dias 5 e 6 de Setembro de 2022, em formato híbrido (presencialmente em Goiânia, na PUC Goiás).
Informações: https://sacralidadesmedievais.com/i-congresso-internacional
Sacralidades Medievais: Textos e Temas (pdf)
Baixar"Em memória de Mim": Evocações de uma História Gloriosa (pdf)
BaixarCaderno de Resumos - I Congresso (pdf)
BaixarSacralidades Territoriais (2022) (pdf)
BaixarSacralidades Medievais: Narartivas, Memórias e Representações. (pdf)
BaixarCidade de Goiás: a Paixão de Cristo em textos e imagens (pdf)
BaixarEnsaios Historiográficos: Discursos, Conflitos e Sensibilidades (pdf)
BaixarSacralidades em Imagens (pdf)
BaixarDiscursos, Conflitos e Sensibilidades (pdf)
BaixarVídeo sobre o Sacralidades Medievais vinculado à X Semana de Estudos Medievais da UNB: Poder e Autoridade Feminina na Idade Média.
Copyright © 2024 Sacralidades Medievais – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Sacralidades Medievais